Estrutura Física da Escola

A escola é cercada por um muro onde se encontra escrito o nome da instituição. Possui um portão em sua frente para entrada e saída de funcionários, alunos, pais e visitantes. Nos fundos existe também um portão, mas este serve apenas para retirada do lixo e possíveis eventualidades. Todas as suas dependências são revestidas de cerâmica ou de cimento. Logo na entrada da escola é possível visualizar três salas de aula e a secretaria que é anexada à diretoria. Tanto a sala da secretaria, quanto da diretoria são ventiladas, possuem mesas, cadeiras e armários.
As salas de aula que mencionamos são as de maior espaço físico da escola e existem mais outras duas salas nos fundos da escola que são menores e menos ventiladas, com a capacidade máxima de atendimento de 15 alunos. Quatro salas possuem quadro negro e apenas uma possui quadro branco; isto porque houve uma preferência por parte dos educadores pelo quadro negro. As salas têm armários para a alocação dos livros didáticos utilizados pelos alunos. São salas decoradas com pinturas na parede, tornando o ambiente escolar mais agradável.
A escola possui três banheiros: um masculino e um feminino para atender as crianças e o terceiro para os funcionários da escola. Existe uma cantina onde são preparadas as merendas das crianças e ali mesmo servidas e, devido à inexistência de um refeitório para a acomodação das crianças na hora do lanche, estas costumam assentar-se pelo chão ou ficarem de pé.
A escola possui uma pequena sala que, atualmente funciona a sala de coordenação pedagógica que dispõe de uma mesa redunda com seis cadeiras, duas prateleiras de ferro, um armário dos professores, um ventilador de teto e uma mesa e um computador. Lá também estão alocados alguns livros de literatura infantil, livros de pesquisa e recortes, coleções e livros para apoio pedagógico dos professores. Ali também ficam guardados materiais de apoio como jogos, tintas, um mimeógrafo que fica a disposição dos professores, enfim, todos os materiais que subsidiam o trabalho pedagógico que a escola dispõe.
Existem dois pequenos depósitos, que são banheiros interditados e improvisados e que, atualmente servem para guardar materiais de limpeza.
A partir da parceria entre o município e a empresa Suzano Papel e Celulose, por meio do projeto Educar e Formar, a Suzano realizou melhorias no espaço físico da escola em 2008, e entre as reformas foi construída nos fundos da escola uma sala com a finalidade para ser sala de leitura e um pátio coberto com palco para que servisse de auditório. Porém até o momento a sala construída está inativa, pois a escola não dispõe de mobiliário e acervo suficiente para a sala de leitura. Em 2009 a escola recebeu 8 computadores do Fórum municipal através de contrato de comodato e existe o projeto da escola ter uma sala de informática, porém não nesta sala inativa, pois esta necessita apenas de ventiladores para estar apta como sala de aula por ser ampla, iluminada e arejada. Então, a idéia é transformá-la em sala de aula e o espaço que atualmente é sala seria utilizado como laboratório de informática, uma vez que a sala é pouco arejada e tem pouco espaço físico. Logo, não teríamos sala de leitura por falta de espaço físico e este recurso pedagógico ficaria por conta dos cantinhos da leitura contidos em cada sala de aula.
A escola não dispõe de espaço físico ideal, por não comportar muitos alunos e possuir um corredor apertado, o que chega a ocasionar colisões de alunos em momentos de brincadeiras.
Por ser o Grupo Escolar Horácio de Matos a única escola que desenvolve seus trabalhos com a 2º série do Ensino Fundamental na zona urbana, atende a todos os alunos da cidade e também uma grande parcela de alunos advindos de diversas localidades da zona rural e que são contemplados com o transporte escolar.
A escola está inserida em meio a uma localidade simples e no seu entorno existem muitas casas, um posto médico em sua frente, o qual serve muitas vezes de apoio nos momentos de emergência na escola e, com o apoio da Secretaria de Saúde são realizadas, esporadicamente palestras aos alunos sobre temas salutares como saúde bucal, combate à dengue, higiene, entre outros.